As chances de título, vaga na Libertadores e risco de rebaixamento após a 29ª rodada do Brasileirão
- fabianohennemann
- 7 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Fluminense deixa o Z4, e potencial de permanecer na Série A sobe para 58%. Com melhora do desempenho em campo, probabilidade de o Corinthians ficar na elite nacional é maior que 50%
A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, que começou na quinta-feira (3), chegou ao fim neste sábado (5). Ou seja, mais um passo foi dado rumo à reta decisiva da Série A de 2024.
Após a conclusão dos dez jogos da rodada, o líder Botafogo aumentou sua vantagem ao vencer o Athletico-PR, enquanto seus rivais mais próximos, Palmeiras e Fortaleza, tropeçaram. O empate entre Corinthians e Internacional resultou na entrada do Colorado no G-6 e manteve o Timão na zona de rebaixamento. O Flamengo, com a vitória sobre o Bahia, consolidou sua posição no G-4. Já o Grêmio entrou na zona de classificação para a Sul-Americana após vencer o Fortaleza.
Agora, é momento de ver o que as estatísticas dizem a respeito de chances de título, conquista de vaga à Libertadores de 2025 e rebaixamento para a Série B. Os dados apresentados são da Universidade Federal de Minas Gerais.
Chances de título
Chances de Libertadores
Enquanto Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores não estiverem decididas, os quatro primeiros colocados no Brasileirão se classificam para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem, enquanto o quinto e o sexto colocados disputam uma fase preliminar.
Caso os campeões das três competições estejam entre os primeiros colocados do Brasileirão, novas vagas classificatórias para a Libertadores serão abertas no nacional. Por enquanto, apresentamos as chances de as equipes terminarem o Brasileirão até a quarta e até a sexta colocações.
Chances de permanência
A luta pela permanência na Série A foi muito dinâmica na rodada 29: oito dos últimos dez colocados pontuaram: Criciúma, Cuiabá, Fluminense e Grêmio venceram; Bragantino, Corinthians, Juventude e Vitória empataram; Athletico-PR e Atlético-GO perderam.
Melhor para o Fluminense, que derrotou em casa o Cruzeiro, e deixou o Z4 que leva para a Série B, trocando de lugar com o Vitória, que apesar do empate fora de casa com o Atlético-MG, é agora o 17º colocado.
A probabilidade de o Fluminense ficar na Série A passou de 48,16% para 57,73%. O Fluminense, assim como o Cuiabá, tem um jogo a mais ainda por disputar devido a adiamentos: a equipe carioca teve adiado o jogo como mandante contra o Athletico-PR, e o Cuiabá, a partida como visitante contra o Vasco. Apesar de seguir no Z4, com a vitória em casa sobre o São Paulo, o Cuiabá ampliou suas suas chances de permanecer na elite nacional de 18,61% para 27,56%.
O Corinthians ainda tem mais de 50% de chances de permanecer na Série A, mas ao sofrer o empate em casa contra o Internacional, a probabilidade de o Corinthians seguir na elite passou de 61,2% para 53,05%
Comments